Recomendações gerais pós-operatório
-
Utilize os medicamentos que o cirurgião indicar na alta hospitalar.
-
Retornar ao consultório médico para acompanhamento na data combinada.
-
Alimentação no pós-operatório, no dia da cirurgia deverá ser em menor freqüência e quantidade possível, pois devido a anestesia e as medicações usadas, há uma tendência a náuseas e vômitos. Nos dias subseqüentes, deve ser o habitual, evitando alimentos gordurosos e frituras.
-
O primeiro curativo deve ser realizado com o médico, entre o segundo e o quinto dia, e não deverá ser molhado até a realização do mesmo, quando com gaze.
-
Serão orientados os dias e horários de retornos de curativos subseqüentes.
-
O curativo, quando somente com fita de micropore, devera ser trocado entre 4 a 7 dias, dependendo de sua qualidade (sujo, presença de secreção), sendo retirado, lavado a ferida com água e sabonete, e, após seco, colocado novamente direto sobre a ferida, sem a presença de pomadas ou qualquer medicamento que prejudiquem a aderência. Isto devera ser realizado repetidamente por um período de 60 dias.
-
O banho deverá ser tomado diariamente, retirando o curativo quando presença de gaze, e lavando a ferida com aguá e sabonete. Refazendo o curativo após o banho com pomada e gaze. Quando sem a presença da gaze, com o micropore direto sobre a cicatriz, poderá ser molhado, sem a retirada do mesmo, passando-se álcool a 70% após.
-
Acompanhamento após o 2° dia de pós-operatório por um fisioterapeuta dermato-funcional que realizará a drenagem linfática quando indicada.
-
Não deverá ser realizada (drenagem) no local da mama antes de 30 dias quando prótese mamária ou cirurgia na mama
-
Após a plástica de mama você só poderá dormir de bruços após 90 dias.
-
Você deverá fazer compressa de gelo o máximo de vezes possíveis, durante 15 dias para a cirurgia de pálpebra e mama.
-
As malhas compressivas deverão ser utilizadas pelo período mínimo de 60 dias.
-
O esforço físico e a pratica esportiva, tem o seu retorno podendo variar de 07 até 90 dias, dependendo do tipo de cirurgia.
-
A maioria das cirurgias não permite a exposição ao sol pelo período mínimo de 60 dias, podendo se estender até 6 meses.
-
Banho morno é permitido após 15 dias.
-
Bronzeamento artificial a luz após 6 meses.
-
Nos primeiros 5 dias de pós-operatório é comum a presença de náusea e fraqueza devido a perda sangüínea e uso de medicamento.
-
É relativamente comum surgirem após a realização da cirurgia sentimentos de tristeza e até de arrependimento nos primeiros dias após a cirurgia. Isto é previsto e explicável devido ao desconforto inicial e pela recuperação do seu organismo em prol da sua fisiologia corporal. Fique tranqüila, isso logo passa. Assim que desaparecerem o inchaço e as equimoses, a satisfação e o contentamento começam a aparecer.
-
Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases, o resultado de qualquer procedimento cirúrgico é impossível se prever antes de 60 dias, e somente será evidente após 6 meses.
-
Evite expor sua cirurgia nos primeiros 30 dias, você poderá ouvir comentários desagradáveis sem o menor conhecimento técnico-científico.
-
Tire com seu médico e equipe, qualquer dúvida, evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial.
-
Nunca agir por conta própria no tocante ao seu seguimento pós-operatório.
-
Ter sempre a mão o telefone do seu médico e recorrer a ele em caso de dúvidas.